FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes

Este é o lugar onde você vai encontrar a maioria das respostas.

Se ainda houver alguma dúvida, não hesite em nos contactar.

Sobre Web Sites

Quanto leva para o site ficar pronto?

Depende, pois para sites institucionais ou comerciais que vão possuir apenas o gerenciamento de conteúdo, ou serão sites estáticos é um processo mais rápido.

Os websites que vão possuir alguma funcionalidade mais especifica precisam ser analisados o tempo de desenvolviemnto da funcionalidade.

Na maioria dos casos de sites gerenciaveis e estáticos leva em torno de 15 dias.

Eu posso escolher o visual do meu site?

Sim, contratando nosso serviços desenvolvimento, vamos desenvolver para você 02 modelos de layout baseados na sua idéia de visual, cor do logotipo, tipo de segmento e tudo isso dentra da ultima tendência de layout para Web.

Eu preciso fornecer o material para o meu site?

Sim no que se refere fotos de produtos ou serviços (caso não consigamos na internet, em banco de imagens), vamos solicitar também os textos referentes a produtos ou serviços e também o famoso texto para a página EMPRESA (Quem Somos), pois ninguém melhor que você para explicar ou expressar cada serviço ou produto que oferece, e só você vai ter os detalhes de quem é a empresa.

Os demais conteúdos nós providenciamos baseados em um estudo do segmento na web.

Eu posso acompanhar o desenvolvimento do site?

Com certeza! Aqui desenvolvemos o layout, e após vamos converte-los para arquivos Web e ja disponibilizar online para você poder acompanhar toda a inserção de contéudo através da internet, para usso basta você estar conectado a internet.

Eu posso atualizar informações em meu site?

Sim! Se você optar por um site gerenciavel sim, pois temos clientes que optam por um site sem gerenciamento, haja visto que será um site sem alterações ou muitas atualizações.

Um site gerenciavel é o site que permite ao propritário do mesmo geneciar todo o conteúdo do site como: Inserir/Alterar/Excluir páginas, textos, áudio e video.

Você tem total autonomia ao controlar o conteúdo do seu site, criando novas páginas, categorias, criando seção de blog e criando categorias para o blog, trocando fotos de produtos e serviços, alterar telefones, endereço e redes sociais e tudo o que desejar alterar ou atualizar como conteúdo do site.

Meu site tem limite de alterações ou páginas?

Não há nenhum limite de alterações, você pode realizar sempre que achar necessário.

Para conteúdo, todo e qualquer sistema seja web ou não, possui um limite, mas este é um limite de armazenamento de dados no banco de dados do sistema, e também do espaço em disco que o seu serviço de hospedagem oferece (saiba mais sobre hospedagem em nosso FAQ no tópico "Mundo da Web").

Entretanto independente do serviço de hospedagem, e do tipo de banco de dados que é utilizado em seu site, com certeza vai poder armazenar mais de 999 mil páginas, imagens e outras mídias que usamos na web em nosso dia a dia.

Meu site será otimizado para Google e outros mecanismos?

Sim, todos os sites desenvolvidos por nós são otimizados, para saber mais sobre SEO, veja aqui em nosso FAQ o tópico "Munda da Web"

Meu site será mobile e responsivo?

Sim, todos os websites desenvolvidos por nós são mobile, responsivo, e crossbrowser, para saber o que significa cada termos veja aqui no nosso FAQ o tópico "Mundo da Web"


Sobre Loja Virtual

Quanto leva para o site ficar pronto?

Desde de o desenvolvimento, a implementação de layout, implementação de forma de pagamento via Pagseguro, Paypal, Deposito/Transferencia Bancária e implementação de envio de produtos via Correios, pode levar de 15 a 20 dias.

Porém se você necessita de forma de envio por transportadora ou entrega própria, formas de pagamento por boleto através de carteira de boleto em seu banco ou cartões por administradoras (Redecar, Cielo, GetNet) precisaremos avaliar o tal de novas imlentações que serão realizdas para determinar o prazo.

Eu posso escolher o visual da minha loja?

Sim, vamos criar 02 modelos de layout baseados nas informações do seu logotipo, as cores da sua empresa, e na idéia de visual que você possui.

Eu posso acompanhar o desenvolvimento da minha loja?

Sim, após a aprovação do layout o covertemos para arquivos web e implementamos ele no sistema da loja, assim ainda que sem produtos ou conteúdo você ja vai poder acompnhar online (conectado a internet) o desenvolvimento e inserção de produtos, banner's e páginas institucionais.

Eu preciso fornecer o material para minha loja?

Sim, mas o material é sempre fotos dos produtos, descrição para produto, preço, peso, dimensão, e também textos de Politica de Privacidade, Termos de Uso, Informações de Envio, Quem Somos (Empresa), telefones e email de atendimento.

O restante é por nossa conta.

Vocês vão cadastrar todos os meus produtos na loja?

Nós cadastramos o máximo de 30 produtos, e todas as categorias necessárias, após isso é fornecido um treinamento para você e sua equipe continuar os cadastros, haja visto que será uma tarefa de rotina sua assim que sua loja for liberada a público.

Eu posso cadastrar e atualizar produtos e informações na minha Loja?

Sim, toda loja que desenvolvemos é 100% gerenciavel, permitindo a você incluir, alterar e excluir produtos, preços, imagens, habilitar promoções, descontos, criar cupons de desconto e vale-presente, alterar ou atualizar o slideshow (imagens rotativas) da pagina inicial sempre que desejar.

Minha loja tem limites de produtos, categorias e fotos?

Sim, todo e qualquer sistema seja web ou não, possui um limite, mas este é um limite de armazenamento de dados no banco de dados do sistema, e também do espaço em disco que seu serviço de hospedagem oferece (saiba mais sobre hospedagem em nosso FAQ no tópico "Mundo da Web").

Entretanto independente do serviço de hospedagem, e do tipo de banco de dados que é utilizado em seu site, com certeza vai poder armazenar mais de 999 mil produtos e imagens e outras mídias que usamos na web em nosso dia a dia.

Após a loja ficar pronto vou pagar alguma mensalidade?

Não, trabalhamos apenas com aquisição do sistema, então quando contrata nosso desenvolvimento a loja será sua, não será uma loja locada (com concessão de uso) que após criada gera mensalidades.

É claro que você vai precisar de hospedagem para o seu dominio (loja) e isso é um outro serviço com valores pequenos.

Minha loja será otimizada para Google e outros mecanismos?

Sim, todas lojas desenvolvidas por nós são otimizadas, para saber mais sobre SEO, veja aqui em nosso FAQ o tópico "Munda da Web"

Minha loja será mobile e responsiva?

Sim, todas as lojas desenvolvidas por nós são mobile, responsiva, e crossbrowser, para saber o que significa cada termos veja aqui no nosso FAQ o tópico "Mundo da Web"


Sobre o Mundo da Web

O que é Dominio de Internet?

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet.

O domínio é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o “nome” do seu site e dos seus e-mails. Ele é composto por um nome e uma extensão, exemplo:

seunomededominio.com.br

Nome: nomedaempresa
Extensão: .com.br

Estes nomes são normalmente chamados de "domínios" (por exemplo: weblo.com.br é o nosso domínio).

O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol.

Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 185.713.706.14.

Para consultar um site o seu navegador (browser) necessita do endereço IP onde o site está alojado.

Como endereços de IP não são fáceis de memorizar a atribuição de nomes facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje encontrar na rede (internet).

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que, se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

O que é Hospedagem de Site (Dominio)?

Na verdade a hospedagem é de dominio, e na hospedagem do seu dominio é alocado o site, banco de dados, contas de email e outros recursos para web.

A hospedagem em si é o serviço que mantém o seu dominio online 24 horas por dias todos dias.

Existem várias empresas de hospedagem no Brasil e no mundo, e cada empresa tem suas particularidades para cada plano de hospedagem.

Sempre que vamos contratar uma empresa de hospedagem, é interessante verificar qual o tipo de plano como:

Servidor: Linux ou Windows
Espaço em Disco.
Banda de Trafego
Tipo de banco de dados.
Quantidade de banco de dados disponivel.
Quantidade de contas de email (POP) disponivel

O que é Web Marketing?

O web marketing é o nome dado ao conjunto de técnicas e estratégias para realçar a presença ou a existência de uma empresa, profissional, pessoa, blog, loja online ou mesmo uma ideia numa área pré definida em toda a rede mundial de computadores interligados com a utilização da Internet.

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO é a sigla para "Search Engine Optimization", que significa "otimização para mecanismos de busca", ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca como Google, Yahho, Bing, Ask e outros.

Existem alguns métodos de SEO, usados por seus praticantes em categorias como os "SEO de White Hat" (Otimização de Sites de Chapéu Branco), que utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site, ou "SEO de Black Hat" (Otimização de Sites de Chapéu Preto), que utilizam truques como a camuflagem do conteúdo real da página, e a prática de spam direcionada aos motores de busca (Seo de Black Hat é uma prática desaprovada por todos os mecanismos de buscas).

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para potencializar seus objetivos no website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade é quando os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site, como comprar, assinar, aprender algo.

Os mecanismos de busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados (SERPs), conteúdo de publicidade paga por clique (pay per click), anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica.

O que é um site Mobile?

O Site Mobile é um site que como o nome diz é um site próprio para dispositivos móveis sejam eles smartphones ou tablets, então são sites que se adaptam a todos os dispositivos móveis independente do tamanho de tela, mas são sites que não são visualizados em computadores desktop ou notebooks.

Ou seja o site mobile reconhece o tipo de dispositivo que o usuário está utilizando, e direciona para o site que se adaptara em de uma melhor forma.

Entenda como funciona um site Mobile

O Site Mobile é um site diferente do site original, e exatamente um segundo site. Os arquivos do site como imagens e scripts podem até ter o mesmo caminho dependendo do caso, porém os arquivos html são outros, inclusive alguns sites mobiles ficam em subdomínio,como por exemplo o site da globo quando você acessa o site de um celular o site fica com o endereço “m.globo.com”.

O programador utiliza um javascript que detecta qual o dispositivo o usuário está utilizando através ao tamanho, e redireciona para qual site o dispositivo melhor se adapta.

O que é um site Responsivo?

Um Site responsivo, é quando o site automaticamente se adapta em qualquer dispositivo que o usuário esteja visualizando com base no tamanho da tela em que o site é exibido.

Ou seja não importa em qual tipo de dispositivo o site seja acessado sejam eles computadores desktops, notebooks, smartphones, tablets, o site será exibido da melhor maneira para aquele dispositivo.

Entenda como funciona um site Responsivo?

Em um site sem essa tecnologia quanto menor o tamanho da tela maior será o zoom para podermos visualizar melhor o conteúdo do site.

No site responsivo todos os elementos são reorganizados através de css utilizando um sistema conhecido como “media queries” aonde podemos alterar as propriedades dos elementos em um ou mais tamanhos de tela especificados pelo programador. Por exemplo:

Através do media queries podemos programar que uma "div (camada)" que tenha um banner apareça num Ipad mas não num Iphone, ou que um menu seja vertical em um celular de tela de 3 polegadas seja horizontal em um tablet de 7 polegadas.

O que é um site Cross Browser?

Você sabe a importância de ter um site Cross-Browser? Cross-Browser significa a habilidade de um site ou aplicação web de suportar múltiplos navegadores indiferente da tecnologia, seja HTML, CSS ou algum script client-side, como Javascript. Mais que suportar múltiplos navegadores, o ideal é que este site seja visualizado de forma idêntica independente do sistema operacional, resolução ou navegador conforme foi planejado.

Há alguns anos era moda estar escrito nos rodapés do sites “Site melhor visualizado em 800×600”, ou pior, quando os desenvolvedores determinavam qual deveria ser o browser (navegador), em que o usuário deveria utilizar ao visualizar o site. Essa prática, por mais estranha que possa parecer, era muito utilizada uma vez que o mercado de navegadores (browsers) era dominado pelo Internet Explorer, com market share superior a 90%.

Seguir esta ideologia, além de estar desatualizado, é um problema que pode atingir diretamente o seu negócio e os investimentos da empresa em comunicação. Por exemplo, o site é exibido com elementos fora do lugar, possivelmente todo desorganizado. Essa bagunça, fruto de erros de renderização do CSS, gerar desconfiança e insegurança perante ao usuário e isso pode refletir na marca de forma inconsciente. As principais vítimas disso são as pequenas empresas em sua grande maioria são pouco conhecidas, e a internet que deveria ser a mídia de baixo custo que auxiliaria na construção da marca, faz o contrário neste caso.

A popularização dos monitores de maiores e melhores placas de vídeo, trouxeram maiores resoluções e o problema de indicar resolução a ser atualizada ganha uma proporção muito maior. Vale lembrar que resolução e apresentação do site é um dos itens a se verificar, ainda temos funcionalidades acionadas por Javascript e isso recai sobre um outro assunto conhecido como Javascript não-obstrutivo.

Até então o que era encarado como problema, era relativamente simples visto que tinha apenas duas resoluções para se preocupar. Com a evolução dos dispositivos, que vão desde monitores as TV LCD s, celulares aos smartphones, surgem novas resoluções e formatos jamais antes pensados, trazendo o passado ao presente.

#ficaadica! - Antes de contratar uma empresa ou profissional para desenvolver seu site, pergunte se o site será: mobile, responsivo e cross-browser, caso a resposta para uma das caracteristicas seja negativa, você já sabe que seu site não será construido dentro dos últimos padrões Web.

O que é Gateway de Pagamento?

Gateways de Pagamento são interfaces utilizadas por empresas de e-commerce que servem para a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos. Os Gateways de Pagamento são utilizados pelas empresas que fazem negócios online para processar pagamentos com cartão de crédito, e também podem ser equipados para serem utilizados em pagamentos via telefone. Um grande número de companhias oferecem tais serviços, a taxas que podem variar dependendo das políticas da empresa e os tipos de serviços que oferecem.

Um Gateway de Pagamento funciona basicamente como um terminal de cartão de crédito visto em lojas tradicionais de varejo. Quando um cliente envia informações de seu cartão de crédito, a informação é codificada e transmitida através do Gateway de Pagamento. A interface envia as informações para o banco do cliente, confirmando se o cartão é válido e se existem fundos suficientes disponíveis ou de crédito para que se processe o pagamento, enviando a aprovação caso tudo esteja correto. Esta informação é armazenada, permitindo que o comerciante apresente uma listagem de todas as transações realizadas a seu banco, para posteriormente receber os fundos.

Os Gateways de Pagamento permitem que os comerciantes processem cartões de crédito com segurança e praticidade. Ele protege os comerciantes contra cartões roubados, falsificados ou sem fundos suficientes para realizar uma transação. Eles também oferecem segurança aos consuidores, uma vez que os comerciantes não têm acesso aos dados financeiros, como o número do cartão, protegendo-os de criminosos que atuam na internet.

Ao utilizarem Gateways de Pagamento, os comerciantes geralmente almejam segurança, que seja compatível com sua plataforma de e-commerce e bancos, e que haja um suporte ágil e eficiente em caso de necessidades. Há diversos pacotes que incluem o Gateway de Pagamento junto com outras soluções para empresas de e-commerce.

Veja alguns do gateways mais utilizados no Brasil

PagSeguro (UOL)
PayPal (Paypal-US)
MOiP (Wirecard)
Redecard (Rede - Itaú)
Cielo - (Grupo Cielo)
GetNet - (Grupo GetNet)

O que é SSL (https)?

SSL é a abreviação de Secure Sockets Layer, ou seja, uma ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet que autentifica as partes envolvidas. É muito utilizada para pagamentos online com cartão de crédito. Diversas versões dos protocolos de segurança estão em uso generalizado em navegação na web, serviços de e-mail, mensagens instantâneas e VoIP.

Em poucas palavras, todo site ou dominio que possui SSL e este está homologado por uma empresa certificadora SSL (Autoridade Certificadora - CA), significa que é um site seguro onde você pode colocar suas informações pois sabe-se que estas serão criptografadas para segurança do site e sua também.

O que é Certificação SSL?

Quando o seu navegador (você) se conecta a um servidor SSL (site com SSL), ele automaticamente pedirá ao servidor um certificado digital da Autoridade Certificadora (CA). Ela autentica a identidade do servidor para garantir que você não enviará dados sigilos para um hacker ou um site falso.

No entanto, se houver uma falha com a Autoridade Certificadora, o seu navegador irá abrir uma janela para informá-lo sobre o problema que encontrou, permitindo-lhe terminar a sessão ou continuar sob o seu próprio risco.

Isso também é uma ação muito comum em sites ou dominios que possuem o SSL, mas o SSL não está homologado por uma empresa certificadora (AUtoridade Certificadora - CA).


Contatos

  • Telefone
    +55 (11) 98425-7891
  • E-mail
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • WhatsApp
    +55 (11) 98425-7891
  • WhatsApp
    +55 (11) 95929-5434